Conhecendo sua pele

Olá Meninas!!

Desde que me lembro sempre tive problemas com a minha pele. Visitas constantes ao Dermatologista fazem parte da minha vida, pois sempre sofri com acne por minha pele ser super oleosa. Quando descobri isso, consegui amenizar os problemas e o aspecto oleoso, e a partir dai, começei a usar e procurar por produtos específicos para o meu tipo de pele, com isso melhorando a aparência e dando mais saúde e vitalidade.

Assim como eu, é muito importante que você conheça seu tipo pele para poder cuidá-la da forma correta e mantê-la sempre linda e jovem.

pele

Normal

Menos frequente dentre todos os tipos de pele, a pele normal tem textura saudável e aveludada. Além disso, possui elasticidade ideal e produz gordura natural em quantidade adequada. Normalmente, a pele normal apresenta um aspecto rosado, com poros pequenos e pouco visíveis, e é pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas.

Seca

A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa à descamação e vermelhidão. A pele seca também  pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas rugas e fissuras. A pele seca pode ser causada por fatores genéticos e hormonais, e também por condições ambientais, como o tempo frio ou seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.

Oleosa

A pele oleosa tem aspecto mais brilhante, úmido e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele fatores como alterações hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa apresenta os poros dilatados, e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas.

Mista

É o tipo de pele mais frequente, e apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo) e seco nas bochechas e extremidades. A pele mista tem espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas e precoces.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Daisy Lima